top of page

Consequências do Desmatamento

O que o desmatamento causa na fauna?​

A fauna da Mata Atlântica está entre as mais ricas em diversidade de espécies. O bioma possui atualmente cerca de 20 mil espécies de plantas, 992 espécies de pássaros, 372 de anfíbios, 350 de peixes, 270 espécies conhecidas de mamíferos (podendo haver outras ainda não catalogadas) e 197 espécies de répteis. O problema é que, hoje em dia, restam menos de 15% da área original desse bioma. Desde o século XVI, com a chegada dos portugueses, a Mata Atlântica está sendo explorada e desmatada.

Uma das consequências da devastação da floresta é a redução do habitat natural das diversas espécies de animais originários da mata. É cada vez mais frequente a presença de animais silvestres em áreas urbanas. Além da diminuição do espaço natural dos animais, eles também precisam buscar onde se alimentar e acabam vindo para o meio da urbanização. Muitas vezes, são atropelados por estarem no meio de ruas e avenidas onde não deveriam estar. E onde não estariam se seu habitat natural não fosse tão desrespeitado e exterminado pelas pessoas.

Muitas espécies que só podem ser encontradas na floresta de mata atlântica, hoje estão ameaçadas de extinção. O muriqui, por exemplo, é o maior primata das Américas e hoje existem apenas 1.200 indivíduos na natureza. Sites como o da ONG WWF (World Wide Fund for Nature) promovem a conscientização das pessoas para o problema dos animais em extinção. Também é possível adotar um bichinho para ajudar a garantir a sobrevivência daquela espécie.

O que o desmatamento causa no clima?​

A vegetação existente num ambiente influencia diretamente para o clima do local. Tanto a chuva quanto o tempo seco e o calor são potencializados pelo tipo de flora presente. As plantas fazem um trabalho essencial absorvendo parte da energia solar e fazendo com que as temperaturas fiquem mais amenas. Em regiões com menos área verde, como no Norte e Nordeste do Brasil, a tendência é que as temperaturas sejam mais elevadas. Também vale dizer que a presença de vegetação em determinada região faz com que a média de temperatura seja constante, não tendo uma variação decorrente e sem atingir picos mais extremos, seja em um grau térmico maior ou menor. O aumento da média na temperatura do Brasil já é uma realidade, em decorrência do desmatamento em todo país combinada com a emissão de gases poluentes.

bottom of page