top of page

MATA

Por que ela é tão importante?
 
A mata atlântica é um dos maiores e mais importantes biomas do Brasil. Se estendendo por aproximadamente 1.300.000 km² em 17 estados do território brasileiro, ela é composta por formações florestais, restingas, manguezais, campos de altitude entre outros tipos de vegetação. Devido ao tamanho do território verde espalhado pela costa, a Mata Atlântica foi a principal moradia para cerca de dois a quatro milhões de índios que viviam no pais antes da chegada dos europeus em 1500.
Assim como foi de serventia para os indígenas, a biodiversidade da fauna e flora da Mata também foi extremamente explorada pelos portugueses colonizadores. Estima-se que na Mata Atlântica existiam cerca de 20.000 espécies vegetais , cerca de 35% do conjunto existente no Brasil, incluindo diversas ameaçadas de extinção hoje em dia.  Já em relação a fauna, ela ainda é o habitat natural de mais de 2.000 espécies de animais silvestres, entre anfíbios, répteis, mamíferos, aves e peixes que compõem a natureza do lugar.
 
Além de toda a sua biodiversidade ecológica, a mata também é essencial para o homem de diversas outras formas: ela fornece plantas que são utilizadas para fabricação de remédios, impede a degradação do solo e a proliferação de pragas na agricultura e permite a prática do ecoturismo, que é um grande atrativo das cidades e regiões brasileiras e por ser uma atividade lucrativa, influencia até no PIB do pais. 
no contexto urbano
INTRODUÇÃO A MATA ATLÂNTICA

Fonte: Ministério do Meio Ambientre

O  DESMATAMENTO

Fonte: Ministério do Meio Ambiente

O que está  acontecendo com a Mata?

O desmatamento da Mata Atlântica teve inicio logo no começo da colonização do Brasil, com a extração do Pau-Brazil pelos portugueses que utilizavam essa planta para fabricação de tonalizantes e tintas vermelhas. Desde então, a situação só piorou principalmente com o processo de urbanização das cidades. Hoje, este ecossistema está reduzido a menos de 7% de sua extensão original, expalhando-se entre as regiões sul, sudesde e nordeste.

Devido a proporção do devastamento é difícil apontar um culpado específico para os danos. Mas entre as atividades que mais destroem estão: A extração de madeira, a derrubada de árvores para construção de cidades e rodovias, a expansão da agricultura para as áreas florestais, a poluição decorrente da proximidade com as industrias, a pesca predatória em seus rios; o comércio ilegal de plantas e animais nativos, o turismo desordenado entre outros.

Para tentar amenizar o problema e proteger as áreas preservadas, o governo Brasileiro aprovou a lei Lei 11.428 em 2006 e o Decreto 6.660 em 2008 além de vários outras resoluções jurídicas que deram a Mata Atlântica o titulo de Patrimônio Nacional e asseguram a conservação e regeneração da área. Foi proclamado também o dia 27 de maio como Dia Nacional da Mata Atântica, afim de relembrar e conscientizar a população de usufruir a Mata de forma saudável e ecológica.

ATLANTICA

bottom of page